terça-feira, 17 de abril de 2012

Ser feliz é simples.



"As pessoas que se comprazem no sofrimento, que gostam de sentir-se infelizes e fazer aos outros infelizes, jamais poderão orgulhar-se de sua beleza. O mau humor, o sentimento de frustração, a amargura marcam a fisionomia, apagam o brilho dos olhos, cavam sulcos na face mais jovem, enfeiam qualquer rosto. Essa é a razão porque a mulher, que cultiva a beleza, deve esforçar-se para ser feliz. Felicidade é estado de alma, é atmosfera, não depende de fatos ou circunstâncias externas.”

Clarice L.

Adoro ler o Caio F. pedindo para a gente " filtrar as emoções". Tento nunca esquecer desta sugestão, porque a acho encantadoramente real. Somos compostos por tudo que colocamos coração adentro, e é a soma disto que absorvemos que nos torna mais leves, ou não, pela vida afora. Como todos os filtros, também este serve para evitar o contágio do que é bom, com o que deveria ser infértil, mas não é, e sendo mal, prolifera-se caso encontre espaço, e pode matar por contaminação. Sinto que para evitar tamanha poluição, devemos usar o perdão. Ele afasta grandes impurezas como o ódio, a tristeza, ingratidão e soberba.

Queria que isso fosse fantasia, ou ainda exagero, mas não o é. Conheço pessoas que vivem, porque têm um coração que bate e estão de pé, mas não têm alegria, ou se têm, ela é simulada, não convence. Para mim, não há morte mais lenta e dolorosa que esta que nos faz existir entre as palpitações e os descompassos dos maus sentimentos. É como esperar a chuva passar e não florir com ela, porque as sementes ficaram esquecidas em mãos que não se abriram para alcançar uma nova estação. Não há plantio para as sementes que não são lançadas ao chão nosso de cada dia. Por isso, soltemo-nas todas ao tempo e "velejemos com todos os ventos". O melhor de tudo é aprender que muitas quedas não nos farão cair, mas o inverso, nos acrescerão sentidos e significados. Eu que "sofro de esperança", e acredito na chance de redenção para qualquer ser que "vive", sei que Deus nos espera por toda a eternidade, com Sua paciência singular, fértil de amor e alegria. Para quem desejar, haverá sempre o sol, que rege o novo dia,  a nos orientar sobre o tempo, para que nos vejamos também novos, sob a sua luz infinita.

Assim como o CFA, também Buda ensinou: "Somos o que pensamos. Tudo o que somos surge com nossos pensamentos. Com nossos pensamentos, fazemos o nosso mundo"... O mundo de fora, e mais precisamente o de dentro, que é onde todo o universo começa. Nos dois mundos que devemos conciliar, que sejam apaziguados os nossos olhares para tudo que existe. Que sejamos bons e tenhamos melhores propósitos, que nos saibamos pequenos e tenhamos grandes atitudes, que nos reconheçamos aprendizes mas que a nossa boa vontade cresça, e entre melodias, musiquemos o novo que há em cada amanhecer. É importante que mulipliquemos a esperança! Ela, aliada ao amor, não deixará que ninguém morra, quando ainda vivo. 

Desejando a beleza que a tudo vence, peço "que meus olhos possam continuar se alargando sempre", para que eu jamais esqueça que "felicidade é estado de alma, é atmosfera, não depende de fatos ou circunstâncias externas”,...porque ela me habita, eu posso senti-la, e de tão presente, quase posso vê-la, não importando que tenha os olhos abertos ou fechados. Mas sempre que eu os abro, a realço lembrando que "se posso me adornar com a alegria, não é a tristeza que eu vou tecer".

Desejemos ser felizes, abrindo caminho "entre nossos medos bobos e coragens absurdas!"
Acreditemos na felicidade, e mesmo que não saibamos muito, sobre nada, e como Rumi "...estejamos apenas intoxicados com um copo de amor", o simples esforço para sê-lo, no mínimo, nos dará uma rica e imediata recompensa, a alegria.

Mona..
Crato, abril de 2012.

Nenhum comentário: